|
|
|
|
|
Projeto Educativo 2021/2024 COLÉGIO DE EXCELÊNCIA ORIENTADO PARA O FUTURO

|
|
INTRODUÇÃO
O Projeto Educativo e´ um instrumento identitário de uma Escola, o seu rosto visível, e que deve ser elaborado de acordo com os normativos em vigor, apoiando, desta forma, os órgãos de administração/ gestão e toda a comunidade no desenvolvimento e crescimento da organização, no desempenho docente com objetivos claros, na condução da vida quotidiana da escola de um modo democrático e justo, no apoio e esclarecimento dos pais na escolha da Escola para os seus Educandos.
Na sequência do Regime de Administração e Gestão dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário (Decreto-Lei n.º 75/2008 de 22 de abril, republicado pelo Decreto-Lei n.º 137/2012 de 2 de julho), é dever dos Órgãos de Administração e Gestão dos Colégios elaborarem um Projeto Educativo, que se constituirá no documento estruturante consagrando a orientação educativa geral de uma Escola para um período que for superiormente determinado, sendo passível de eventual reformulação ao longo da sua vigência.
A fundamentação do Projeto Educativo do Colégio Alfacoop radica na necessidade de a nossa comunidade educativa se adequar à evolução e às dinâmicas verificadas na sociedade, sobretudo a nível educativo, cultural, social e político, bem como na necessidade de se perspetivar o papel e a ação que podemos e queremos continuar a assumir enquanto instituição de referência na educação e na formação de crianças e jovens, oferecendo um ensino rigorosa e de excelência, com vista à formação integral dos educandos como cidadãos.
Embora a orientação axiológica da nossa Escola se tenha mantido ao longo dos vários anos da sua existência, o processo de privatização do Colégio, iniciado em 2018, veio reforçar a determinação da Escola de prosseguir com esses princípios e valores que a tornaram mais sólida e consistente ao longo de mais de meio século, sendo hoje uma instituição prestigiada junto da comunidade que serve e que continuará a corresponder e a dar, pronta e eficazmente, respostas aos novos desafios que se colocam, posicionando-se na linha da frente do desenvolvimento das organizações educativas congéneres.
O presente Projeto Educativo rege-se, então, por princípios, metas e objetivos que sempre a nortearam, sem deixar de ter em conta outros valores e objetivos que resultam, designadamente, da própria dinâmica social e política, dos progressos científicos e das exigências educativas superiormente determinadas pelos órgãos competentes.
De modo mais pormenorizado, com este Projeto pretende-se construir uma Escola orientada para o futuro, que seja inclusiva, que determine metas de melhoria contínua dos resultados escolares e de redução do insucesso e que tenha, ainda como linha orientadora, a prestação de um serviço privado de excelência no âmbito do ensino e da formação, integrando as valências e potencialidades do meio em que está inserida.
Este propósito implicará, desde logo, uma aposta firme nos recursos humanos, quer a nível de docentes quer ao nível de auxiliares da ação educativa, e que possam distinguir-se pela sua competência, rigor, dedicação e lealdade.
Em consonância com estas exigências, a formação contínua dos seus colaboradores tornar-se-á uma preocupação permanente, no sentido de os tornar mais atentos, dinâmicos e inovadores, sem deixarem de cumprir rigorosamente as diretrizes emanadas dos órgãos dirigentes.
Contribuirá, finalmente, para o desígnio de melhoria e excelência que este Projeto almeja, uma gestão administrativa moderna, aplicada e resiliente, em sintonia, aliás, com a exigência de um mundo em profunda transformação, seja a nível da legislação, seja a nível cultural, social e político.
|
|
CARACTERIZAÇÃO
A Escola surgiu em meados de 1976 em resultado da transformação em ensino presencial de um posto de receção particular da telescola, criado na freguesia de Ruílhe, do concelho de Braga, em 1968, com a finalidade de responder às necessidades educacionais de uma área geográfica situada nas franjas dos concelhos de Braga, Vila Nova de Famalicão e Barcelos, carentes de qualquer oferta de educação, ensino e formação pós ensino primário.
Em 1983, a Escola passou a ser titulada pela Alfacoop-Cooperativa de Ensino, CRL que estatutariamente prosseguia as seguintes finalidades:
A) Assegurar um modelo organizacional sustentado da cooperativa e do estabelecimento de ensino de que é titular, baseado numa política de qualidade promotora da excelência.
B) Construir um Projeto Educativo atrativo, inovador e distintivo, promotor da participação individual e da autonomia institucional, potenciador da melhoria organizacional e do sucesso educativo, capaz de projetar o futuro e responder à mudança, atento à realidade local e aberto à comunidade.
C) Assegurar uma oferta educativa e formativa diversificada desde o ensino Pré- Escolar, ensinos básicos e secundário, adequada aos interesses dos alunos e das famílias.
D) Ministrar aos alunos uma formação integral e integrada, com elevado nível de exigência nos aspetos cultural, científico, artístico, técnico e profissional, preparando-os para o exercício profissional qualificado ou para o prosseguimento dos estudos, através de cursos adequados.
E) Promover uma oferta diversificada, racional e sustentada de cursos de dupla certificação de jovens a partir do diagnóstico do contexto escolar e do meio envolvente e tendo em conta a procura por parte dos destinatários.
F) Organizar cursos de educação e formação de adultos destinados a promover, através da redução dos défices de qualificação da população adulta, uma cidadania participativa e de responsabilidade, bem como a empregabilidade e a inclusão social e profissional, tendo em conta a procura pelos destinatários, os recursos materiais e humanos da cooperativa e as necessidades de formação identificadas na região.
G) Promover, conjuntamente com outros agentes e instituições locais, a concretização de projetos de formação de recursos humanos qualificados que responda às necessidades do desenvolvimento integrado local e regional.
H) Promover a formação técnica, cultural, científica e pedagógica dos professores bem como a formação profissional contínua de todos os colaboradores, enquanto instrumento estratégico de desenvolvimento organizacional articulado com o Projeto Educativo.
I) Desenvolver mecanismos de aproximação e de colaboração com os órgãos da administração, com as instituições económicas, empresariais, associativas, sociais, culturais, educativas e científicas, tendo em vista a realização de projetos e ações que contribuam para o desenvolvimento sustentado e a coesão social.
J) Integrar redes de parceria de âmbito regional, nacional e transnacional, proporcionadoras de intercâmbios, troca de ideias, experiências e projetos, facilitadoras de estágios profissionais, disseminadoras de boas práticas e que permitam a consolidação do espírito de cidadania europeia e mundial.
Recentemente, a escola transformou-se em Colégio privado, decorrendo daqui outras exigências mas também outras oportunidades que podem facilitar o cumprimento da nossa missão, da nossa visão e dos nossos valores.
|
|
MIssão
O Colégio Alfacoop tem como missão assegurar a todos os alunos uma formação integral e de excelência que os capacite com as ferramentas, as atitudes e os conhecimentos necessários ao prosseguimento de estudos ou ao desempenho de uma atividade profissional com sucesso.
O Colégio Alfacoop deve dotar os alunos das ferramentas necessárias para os tornar resilientes, criativos, responsáveis, com espírito de entreajuda, contribuindo deste modo para a formação de cidadãos líderes nas mais variadas vertentes, com especial atenção na educação para a tecnologia.
Visão
O Colégio Alfacoop visa constituir-se como uma instituição do ensino privado de referência, a nível regional e nacional, destacando-se pelos níveis elevados dos resultados escolares, bem como pela formação integral de cada aluno, englobando as vertentes social e pessoal.
Pretende ser um local acolhedor para a aprendizagem e para o desenvolvimento de competências, onde os alunos adquiram as múltiplas literacias que necessitam de mobilizar e ainda ser uma escola de referência ao nível da administração e funcionamento organizacional.
Valores
Cumprindo os princípios e valores estipulados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o Colégio Alfacoop assume os seguintes valores:
- Liberdade
- Inclusão
- Humanismo
- Cidadania
- Conhecimento (Excelência e Exigência)
- Mérito
- Adaptabilidade
- Resiliência
- Responsabilidade
- Integridade
- Comunicação
- Participação
- Inovação
|
|
PRINCIPAIS LINHAS DE AÇÃO
Enquanto Colégio privado, pretendemos assumir-nos como uma opção educativa de excelência, de forma a garantir aos alunos e aos encarregados de educação a oferta de uma educação de qualidade, organizada à volta de quatro aprendizagens fundamentais, na linha da proposta dos pilares para a educação da UNESCO: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a ser; aprender a viver juntos.
Em sintonia com estas opções educativas e as finalidades que decorrem do estatuto de cooperativa, o Colégio Alfacoop deve oferecer uma abordagem nova e contemporânea à educação ministrada, reavaliando métodos de ensino e currículos tradicionais e criando um modelo mais dinâmico, englobante e poderoso, mais consentâneo com a complexidade dos desafios atuais e com as abordagens pedagógicas mais recentes.
Nesta linha, o nosso Projeto deve contribuir para adequar as práticas pedagógicas do seu corpo docente numa perspetiva de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, atribuindo-lhes maior responsabilidade e autonomia, não perdendo de vista o desenvolvimento das denominadas soft skills.
Uma prova desta preocupação está já no facto de estarmos a preparar professores e alunos para uma utilização com regularidade de novos ambientes de sala de aula, tornando-os mais colaborativos e mobilizando o digital, de forma que os alunos sejam produtores de conteúdo.
Um outro sinal desta preocupação está refletida na concretização da medida que visa a formação de professores, apoiada anualmente com especialistas em educação, tendo por base o Projeto SUPERTABi, e que tem como objetivo transformar as práticas pedagógicas através do uso de modelos pedagógicos centrados na aprendizagem do aluno e mediados por tecnologias móveis, incentivando ao uso de novos espaços de aprendizagem.
O Colégio visa promover, de modo particular, a individualidade, o talento e a autoconfiança únicos de cada aluno, preparando-os para enfrentar o mundo com as competências e a confiança necessárias para garantir o sucesso. Neste sentido, a educação artística, através da nossa Academia de Música, o desporto e o trabalho de projeto complementam os currículos para que os nossos alunos alcancem a excelência académica não deixando, ao mesmo tempo, de ser cidadãos sensíveis, ativos e responsáveis.
O Colégio pretende continuar a ser, também, um espaço de construção, de reconstrução simbólica e de produção de conhecimento. Simultaneamente, prosseguirá na aposta na comunicação e na informação, promovendo a literacia mediática tendo em vista uma participação social e política esclarecidas.
Concordante com este último propósito, será mais valorizada a tecnologia educativa, crucial para a vida social e para o incremento de fórmulas mais densas de democracia e, também, para o alargamento de horizontes, para o conhecimento do que se passa no mundo, para o acolhimento da diversidade de valores e mundivide^ncias e para a construção das identidades individuais.
E é neste sentido, ainda, que a opção do Colégio por se constituir em Cambridge Educational Partner reflete a vontade de educar e preparar cidadãos do mundo. Aliás, o desenho de uma oferta educativa do pré-escolar ao 12º ano, com ensino regular e profissional, e com diversas opções de atividades de complemento curricular com grande enfoque na música e no desporto, foi pensada precisamente com o objetivo de formar cidadãos conscientes, responsáveis, solidários e cosmopolitas.
Finalmente, porque a dimensão simbólica é importante, designadamente na consolidação da nossa identidade, o Colégio promoverá iniciativas que reforcem o seu envolvimento no meio, a sua responsabilidade social e a sua visibilidade, como é exemplo a Bandeira verde Eco-Escolas, que é representativa do nosso compromisso com a educação ambiental.
|
|
COMUNIDADE EDUCATIVA
os alunos
O Colégio Alfacoop oferece educação/formação desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário.
No 1.º Ciclo, pela sua própria natureza, constitui o início de um percurso formativo que se pretende estável, coerente e em harmonia com os restantes ciclos e, como tal, deve ser pensado e entendido num processo educativo em crescente evolução.
Tem sido igualmente uma aposta estratégica do Colégio a oferta de cursos profissionais, por se tratarem de vias educativas mais orientadas para a prática e para o mercado de trabalho.
O Colégio Alfacoop disponibiliza três cursos profissionalizantes: Curso Profissional de Técnico de Multimédia, Curso Profissional de Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar e Curso Profissional de Técnico de Desporto.
Noutra vertente, é de realçar que os resultados escolares dos nossos alunos têm sido, nos últimos anos, superiores aos resultados nacionais correspondentes em todos os anos de escolaridade, ciclos de ensino e cursos. Um outro facto relevante que merece ser destacado é o de todos os alunos do nosso Colégio que se candidataram ao Ensino Superior terem sido colocados na primeira fase de candidatura e, quase todos, nas primeiras opções de escolha. Esta ambição e estas preocupações devem continuar a nortear as práticas dos docentes do nosso Colégio.
O PESSOAL DOCENTE
A estabilidade e a experiência dos nossos docentes revelaram-se fatores muito relevantes para o êxito e prestígio do nosso Colégio.
É, por isso, que o Colégio tem investido, e deverá continuar a investir, num corpo docente dedicado, competente, rigoroso e conhecedor da política educativa da instituição e comprometido com a mesma.
No sentido de reforçar a vinculação dos docentes ao ideário da Escola e à contínua melhoria da sua prática, deverá prosseguir-se a formação nas diversas áreas do saber ao mesmo tempo que deverá ser estimulada a motivação dos docentes pela procura de novos saberes e aprofundamento das suas áreas de especialização.
O PESSOAL não DOCENTE
A Alfacoop possui um quadro de pessoal não docente estável e experiente, constituído por assistentes técnicos, auxiliares da ação educativa, técnicos especialistas e técnica superior (Psicóloga).
O Colégio deverá continuar a oferecer condições para um desempenho cada vez mais empenhado e cuidadoso e profissionalmente mais completo.
OS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
O Colégio reconhece que os pais e encarregados de educação são agentes proactivos e parceiros no seguimento dos objetivos educativos, colaborando e dinamizando atividades de carácter cultural, solidário, recreativo e desportivo.
Nas suas atividades de interação com o meio, deverá ter-se em conta que a faixa etária dos pais e encarregados de educação é muito ampla, uma vez que o nosso Colégio abarca desde o Ensino Pré-Escolar até ao Ensino Secundário, e que as habilitações literárias se situam no nível superior.
Partindo da convicção da importância do diálogo e da partilha com os pais e encarregados de educação, o Colégio Alfacoop favorece, entre outras medidas, a sua integração a vários níveis: ao nível individual e ao nível da turma, com a representação de um encarregado de educação por turma.
|
|
OFERTA FORMATIVA
A Alfacoop funciona em regime diurno e disponibiliza a seguinte oferta formativa:
• Pré- Escolar do Ensino Básico Geral
• 1º Ciclo do Ensino Básico Geral
• 2º Ciclo do Ensino Básico Geral
• Ensino Integrado da Música
• 3º Ciclo do Ensino Básico Geral
• Cursos Científico-Humanísticos do Ensino Secundário:
- Ciências e Tecnologias.
- Ciências Socioeconómicas.
- Línguas e Humanidades.
• Cursos Profissionais do Ensino Secundário:
- Técnico de Multimédia.
- Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar.
- Curso Profissional de Técnico de Desporto.
|
|
opções curriculares
As opções curriculares do Colégio Alfacoop, aprovadas pelo Conselho de Administração, sob proposta do Conselho Pedagógico, são estabelecidas anualmente, imediatamente antes de se iniciar o período de matrícula/renovação de matrícula, no respeito pelos seguintes princípios gerais:
- A oferta educativa compreende o Pré-escolar, 1º ciclo, 2º e 3.º ciclo do ensino básico geral, todos os cursos científico-humanísticos do ensino secundário e os cursos profissionais de Técnico de Multimédia, Técnico de Processamento e Controlo da Qualidade Alimentar e Técnico de Desporto.
- A unidade letiva organiza-se em tempos de 55 minutos e todas as disciplinas funcionam em regime anual.
- Nas disciplinas com carga horária de dois tempos de 55 minutos/semana, as aulas são distribuídas por dois dias da semana e, nas que têm carga horária superior a dois tempos semanais, pelo menos dois deles podem ocorrer em horas consecutivas.
- A componente de Cidadania e Desenvolvimento é oferecida como disciplina autónoma no 2º e 3.º ciclo do ensino básico e é objeto de uma abordagem interdisciplinar em todos os anos e cursos do ensino secundário e no primeiro ciclo.
- No 2. ciclo, há o reforço de 55 minutos nas disciplinas de português e matemática.
- No 2.º e 3.º ciclos, existe a oferta de uma disciplina como complemento à Educação Artística – Project Quest.
- No 9.º, 10.º e 11.º anos (anos em que se realizam avaliações externas), existe um tempo dedicado para o Treino Intensivo para os Exames Nacionais.
- É disponibilizado, para todos os ciclos de ensino, apoios pedagógicos.
|
|
ESTRUTURA PEDAGÓGICA
A. Direção Pedagógica
A Direção Pedagógica é o órgão responsável por todas as diretivas pedagógicas de funcionamento do Colégio. O seu posicionamento dentro da estrutura escolar está pensado de modo a permitir um contacto acessível quer às estruturas pedagógicas internas, quer aos docentes e aos Encarregados de Educação.
É ainda da sua competência representar oficialmente o Colégio interna e externamente, designadamente nos assuntos de carácter ou de incidência pedagógica.
B. Conselho Pedagógico
A Direção Pedagógica reúne com os representantes dos docentes e do pessoal não docente em Conselho Pedagógico e reúne ordinariamente uma vez por período escolar e extraordinariamente sempre que seja convocado pela Diretora Pedagógica.
O Conselho Pedagógico é o órgão de coordenação e orientação educativa que presta apoio à Direção Pedagógica nos domínios pedagógico-didático, na aprovação dos critérios de avaliação, na planificação das atividades de animação educativa, de orientação e acompanhamento dos alunos e de formação contínua dos professores.
O Conselho Pedagógico tem a seguinte composição:
a) Diretora Pedagógica
b) Coordenador da Educação Pré-escolar
c) Coordenadores do Ensino Básico (2.º e 3.º ciclos)
d) Coordenador do Ensino Secundário
e) Coordenadores dos Departamentos Curriculares
f) Um representante por curso profissional - Diretor de Curso
g) Coordenador de Cidadania e Desenvolvimento
h) Coordenador do Serviço de Psicologia e Orientação Vocacional;
i) Coordenador da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI)
As decisões do Conselho Pedagógico são tomadas por maioria simples de votos, dispondo a presidente do voto de qualidade em caso de empate.
Compete ao Conselho Pedagógico:
a) Emitir pareceres e elaborar propostas sobre todas as matérias que a Diretora Pedagógica ponha à consideração, nomeadamente nos domínios da gestão de currículos, regulamentos, programas e atividades de enriquecimento curricular.
b) Orientação, acompanhamento e avaliação dos alunos, bem como da gestão de apoios educativos.
c) Colaborar com a Diretora Pedagógica na elaboração do Plano Anual de Atividades.
d) Colaborar com a Diretora Pedagógica na organização pedagógica do Colégio e na preparação de cada ano letivo, designadamente no tocante à utilização semanal das instalações, à organização geral dos espaços, à organização do tempo escolar, à distribuição do serviço educativo pelos professores e à organização das turmas.
e) Colaborar com a Diretora Pedagógica na elaboração de um projeto anual de medidas de apoio à aprendizagem em ordem à promoção do sucesso educativo dos alunos.
f) Colaborar com a Diretora Pedagógica na elaboração de um plano de formação e atualização dos professores.
g) Realizar a coordenação interdisciplinar.
h) Propor orientações quanto aos métodos de ensino - aprendizagem e à avaliação dos alunos.
i) Propor critérios de avaliação para cada ciclo e ano de escolaridade, sob proposta dos Coordenadores.
j) Libertar os conselheiros de responsabilidades quando o assunto a discutir, diz respeito, diretamente ou indiretamente, a um ou mais conselheiros, devendo nesse momento de discussão e votação, abandonar o conselho.
k) Decidir, no caso de retenção repetida, a proposta de retenção ou progressão dos alunos de acordo com os procedimentos previstos na lei.
C. O Coordenador de Ciclo
O Coordenador de Ciclo é nomeado pela Direção Pedagógica com a função de zelar pelo cumprimento das orientações emanadas da Direção Pedagógica nas atividades educativas e docentes do seu Ciclo.
Nos Ciclos para os quais não tenha sido nomeado Coordenador, as funções de coordenação são diretamente asseguradas pela Direção Pedagógica.
Ao Coordenador de Ciclo/Ano compete-lhe:
- Promover a cooperação educativa entre professores e Encarregados de Educação.
- Receber e atender os pais e Encarregados de Educação dos alunos do seu ciclo, sempre que tal seja por eles solicitado, e contribuir para a resolução das questões por eles suscitadas, aplicando as normas do Regulamento Interno do Colégio e as orientações da Direção Pedagógica.
- Acompanhar os alunos das turmas do seu ciclo e tomar medidas visando a resolução atempada dos problemas que os afetam, e dar conhecimento à Direção Pedagógica de todas as ocorrências cuja gravidade assim o justifique, tendo sempre presente o estipulado no Regulamento Interno do Colégio e as orientações da Direção Pedagógica.
D. O Diretor de Curso
O Diretor de Curso é nomeado pela Direção Pedagógica com a função de zelar pelo cumprimento das orientações emanadas da Direção Pedagógica nas atividades educativas e docentes do seu Curso.
O Diretor de Curso tem, entre outras, as seguintes atribuições:
- Assegurar a articulação pedagógica e interdisciplinar.
- Articular com a Diretora Pedagógica orientações estratégicas para o desenvolvimento dos cursos profissionais.
- Contactar com entidades formadoras e empregadoras, com vista ao estabelecimento de parcerias.
- Organizar e coordenar as atividades a desenvolver no âmbito da formação em contexto de trabalho, nomeadamente a negociação e a celebração de protocolos, em colaboração com o professor orientador da formação em contexto de trabalho.
- Promover e acompanhar os procedimentos necessários a` realização da prova da aptidão profissional (PAP).
- Promover a articulação com os serviços do Colégio respetivos em matéria de apoio socioeducativo e de orientação vocacional bem como com serviços e entidades externas como os Centros de Emprego ou de Formação Profissional.
- Coordenar e acompanhar a avaliação do curso.
- Colaborar com a Direção Pedagógica na identificação e seleção de formadores para as áreas técnicas.
- Organizar a Formação em Contexto de Trabalho planificando as atividades de aproximação ao mundo do trabalho, articulando também com o monitor da entidade de acolhimento durante a realização da mesma e na avaliação do aluno.
E. O Diretor de Turma
O Diretor de Turma é nomeado pela Direção Pedagógica com a função de zelar pelo cumprimento das orientações emanadas da Direção Pedagógica relativamente às atividades educativas da sua turma.
São funções do Diretor de Turma/Docente Titular:
- Dar conhecimento aos alunos do Regulamento do Aluno e do Regulamento Interno do Colégio.
- Promover a integração dos alunos.
- Ser o primeiro interlocutor entre a família e o Colégio.
- Informar o Encarregado de Educação sobre o aproveitamento, assiduidade e comportamento do seu educando, nos termos da legislação em vigor.
- Promover a troca regular de informações relevantes.
- Servir de mediador na resolução de problemas/dúvidas relativos aos alunos/ colégio/ família (cooperação e colaboração).
- Preparar, conduzir e presidir às reuniões de Conselhos de Turma, de acordo com as orientações da Direção Pedagógica e colaborar na elaboração das respetivas atas.
- Organizar o Dossier de Turma e o respetivo Projeto Curricular de Turma.
- Dispor semanalmente de uma hora para receber os Encarregados de Educação da turma, de modo a prestar esclarecimentos acerca da situação pedagógica e disciplinar dos alunos.
|
|
RECURSOS/ INSTALAÇÕES
As salas de aula estão distribuídas por cinco edifícios (Bloco A, B, D, F e G) e encontram-se equipadas com sistema de projeção e acesso a rede wireless.
O Colégio Alfacoop dispõe ainda de:
- CRE (Centro de Recursos Educativos).
- Academia de Música.
As instalações desportivas são constituídas pelo Pavilhão Gimnodesportivo, dois campos para várias modalidades, sala de fitness e musculação e uma sala de cycling.
|
|
AVALIAC¸A~O DO PROJETO EDUCATIVO
O Projeto Educativo é um compromisso resultante de um consenso que envolve toda a Comunidade Educativa.
A avaliação do PE implica a participação de todos os elementos integrantes da Comunidade Educativa.
O processo de avaliação do presente Projeto Educativo far-se-á a três níveis: ao nível da reflexão individual, responsabilidade essa de cada membro da comunidade escolar; ao nível das Estruturas de Coordenação e Supervisão e das Estruturas Técnico-Pedagógicas, que refletem e produzem relatórios sobre o grau de exequibilidade do Plano Anual de Atividades e sobre o desenvolvimento do Projeto; ao nível dos Órgãos de Administração e Gestão, que refletem e procedem às avaliações anual e final sobre a consecução do mesmo e ao nível da avaliação externa.
Toda a informação produzida ou veiculada por entidades exteriores à escola, designadamente os media ou outras instituições, devem merecer particular atenção do Colégio, pois permitirão aferir o impacto da execução do nosso Projeto Educativo junto daqueles a quem se destina, ou seja, a comunidade escolar.
|
|
divulgação do Projeto Educativo
O Projeto Educativo estará disponível na Internet, no site do Colégio Alfacoop.
Antes da sua entrada em vigor, o Projeto Educativo será divulgado pelos docentes e não docentes.
A divulgação aos alunos, pais/encarregados de educação será feita no início de cada ano escolar.
|
|
Política de privacidade e de Tratamento de dados Pessoais
O Regulamento UE 2016/679 (Regulamento Geral de Proteção de Dados ou RGPD), cria regras de proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento dos seus dados pessoais art.1º/nº1.
São dados pessoais, sujeitos a este regime, a informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável. É tratamento de dados pessoais uma operação efetuada com esses dados, por meios automatizados ou não. Por exemplo, de recolha, registo organização, estruturação, conservação, consulta, divulgação, destruição.
Os dados pessoais só podem ser tratados (recolhidos e utilizados) se essa recolha e utilização for lícita, leal e transparente. Isto significa que os dados são:
• Recolhidos para finalidades determinadas, explícitas e legítimas;
• Tratados de acordo com essas finalidades (o arquivo de interesse público ou o tratamento para fins estatístico é incluído);
• Adequados, pertinentes e limitados ao necessário para esses fins;
• Exatos e atualizados;
• Conservados de modo a permitir a identificação do titular apenas durante o período necessário para as finalidades;
• Tratados com garantia de segurança e não utilização ilícita.
Daqui resultam para os estabelecimentos de ensino obrigações ao nível da (i) recolha dos dados, (ii) tratamento e uso dos dados, (iii) atualização/eliminação e arquivo dos dados e (iv) comunicação dos dados a terceiros (entidades que processam/arquivam dados em nome do estabelecimento de ensino e Estado).
Os estabelecimentos de ensino recolhem, tratam e armazenam uma grande quantidade de dados pessoais. As novas obrigações legais quanto a estes atos poderão parecer exageradas para alguns. Mas não são. Num mundo cada vez mais digitalizado, com tecnologia poderosa de procura, tratamento e armazenamento de dados, a proteção dos dados pessoais é uma ação fundamental para evitar devassas da vida privada, técnicas de venda agressivas ou até ações criminais como chantagem ou extorsão. Não se trata apenas de usos abusivos dos dados hoje, mas de estes poderem ser obtidos ilegalmente, armazenados e utilizados mais tarde contra as pessoas.
Este novo regime tem como fundamento proteger os dados pessoais dos nossos alunos, encarregados de educação e colaboradores. Não impede os estabelecimentos de ensino de recolher dados pessoais, de os tratar e de os armazenar. O que faz é obrigar-nos a fazer tudo isto de modo mais rigoroso, transparente e seguro.
Exercício dos Direitos Dos Titulares Dos Dados Pessoais
Os pedidos de esclarecimento de dúvidas na interpretação ou aplicação desta Política de privacidade e tratamento de dados pessoais, deverão ser dirigidos ao Encarregado pela proteção de dados, que responderá ou reencaminhará para o departamento correspondente para ser respondido.
O Encarregado pela proteção de dados promoverá a divulgação da Política de privacidade e de tratamento de dados, a sensibilização e formação de todos os trabalhadores, bem como o acompanhamento da aplicação e a respetiva avaliação.
O responsável pelo tratamento dos dados pessoais é do Colégio, sediado em Avenida Comendador Padre Davide, 4709-008 Ruílhe - Braga.
Para exercer os seus direitos, o titular dos dados deverá contactar o Colégio, através de uma das seguintes formas colocadas ao seu dispor:
• Dirigindo-se à sede do Colégio;
• Por email, para o endereço dpo@alfacoop.pt;
• Mediante pedido escrito, endereçado a “Proteção de dados”, para a morada Avenida Comendador Padre Davide, 4709-008 Ruílhe - Braga
Alterações à Política de Privacidade e de Tratamento de Dados Pessoais
Esta Política de privacidade e de tratamento de dados pessoais pode ser alterada periodicamente e está disponível para consulta nas instalações e no sítio do Colégio.
Os direitos dos titulares dos dados, adquiridos ao abrigo da presente Política de privacidade e de tratamento de dados pessoais, não serão reduzidos sem uma comunicação prévia no sítio web do Colégio, e sempre no expresso cumprimento da lei.
Qualquer alteração à Política de privacidade e de tratamento de dados pessoais será publicada no sítio web do Colégio e, se as alterações forem significativas, a informação será divulgada com destaque.
|
|
Duração e revisão do Projeto Educativo
O presente documento é elaborado para o período de três anos.
Financiamento dos cursos profissionais
Os Cursos Profissionais são financiados pelo Estado Português, União Europeia e POCH.
|
|
 |
Referências
Azevedo, Rui (coord.) (2011) Projetos Educativos: Elaboração, Monitorização e Avaliação - Guião de Apoio. Lisboa: ANQ
CARVALHO, A e Diogo, F. (1994). Projeto Educativo. Porto: Edições Afrontamento.
CURADO, A. P. (1995). A construção do projeto educativo de escola: Estudo de caso numa escola secundária. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
FONTOURA, Maria Madalena, (2006). Do Projeto Educativo de Escola aos Projetos Curriculares - Fundamentos, processos e procedimentos. Porto Editora. Coleção: Panorama.
Robalo, Fernanda (2004). Do Projeto Curricular de Escola ao Projeto Curricular de Turma. Lisboa: Texto Editora.
Roldão, M. C. (1999). Gestão Curricular – fundamentos e práticas. Lisboa: ME-DEB.
Ciclo do Ensino Básico de Pedro Nunes. Lisboa.
Filomena Pereira (coord.) (2018). Para uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática. Ministério da Educação e Ciência. |
 |
|
|
|
|
|
|
|