Muito
mais
do que
aprender
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
     
 
  EDUCADORES

A nossa equipa de educadores é um elemento-chave da concretização da nossa Missão Educativa. Contamos com uma equipa dotada de características humanas e competências profissionais de excelência; desenvolvemos uma cultura de rigor e de exigência.

Promovemos o trabalho em equipa e investimos na formação permanente de todos os colaboradores.

Estas são as nossas apostas para que a comunidade de educadores, animada pelo sentido de pertença, assuma a responsabilidade partilhada no compromisso que a todos nos une para com os alunos.


  A nossa equipa é altamente experiente e qualificada, e está em permanente formação e desenvolvimento. Temos cerca 70 professores com tempos médio de serviço de 21 anos. A sua formação varia entre o grau de licenciatura a doutoramento em áreas educativas; e em formação avançada em áreas educativas de especialização complementar.


  O Professor

1. As áreas de competência do professor inscrevem-se em três dimensões diferentes: pessoal, docente e institucional.

2. A dimensão pessoal ressalta no facto de o ensino ser um processo de interação no qual são fundamentais as atitudes e relações interpessoais. O professor deve manifestar atitudes adequadas relativamente a todos com quem contacta no processo de ensino-aprendizagem. São, por isso, fundamentais as características humanas do professor, o seu nível de desenvolvimento pessoal, o seu estilo próprio, a sua maneira de estar no mundo.

3. A dimensão docente ressalta na exigência de o professor ser um "decisor" pedagógico e um agente de ensino com conhecimentos e aptidões para planificar e desenvolver atividades de ensino, para combinar objetivos de aprendizagem, características dos educandos e métodos de ensino, de um modo flexível e diferenciado.


  4. A dimensão institucional ressalta na circunstância de o professor participar em atividades de desenvolvimento do "ensino" enquanto profissão e na melhoria do sistema educativo.

5. O professor é um agente modificador de pessoas. O conceito de ensinar deve incluir a procura permanente de melhores maneiras de o fazer. O papel do professor consiste em escolher de entre uma pluralidade de alternativas, pressupostos sobre valores, princípios científicos e procedimentos técnicos, de acordo com o momento e o local em que exerce a sua função docente, olhando o ensino de diferentes perspetivas, analisando múltiplos aspetos do processo de ensino-aprendizagem e combinando estratégias pedagógico- didáticas com as características dos educandos e os objetivos a atingir.

6. A arte de ensinar consiste em determinar a relação mais congruente entre os modos de acesso à aprendizagem do educando e as formas de intervenção que lhes correspondem tendo em conta os objetivos e conteúdos a ensinar.


  7. Ser professor é ser educador. Por isso, o professor tem de estar empenhado:
a) na educação, como função de estímulo e ajuda a cada educando, para que este consiga transformar-se na pessoa que está destinado a ser;
b) na participação comprometida e integrada no Projeto Educativo e em toda a ação da comunidade educativa;
c) na avaliação dessa ação;
d) na formação cultural, científica e pedagógica que auxilie a sua personalidade de educador.

8. Neste sentido, o professor:
a) motiva e entusiasma, em lugar de repetir receitas;
b) suscita criativamente a atividade, em lugar de recorrer a métodos rotineiros e passivos;
c) aceita de modo dialogante a pessoa do outro, em lugar de ser autoritário e despersonalizador;
d) cria situações de pesquisa e de descoberta, em lugar de criar dogmatismos;
e) promove a cooperação, em lugar de se assumir como polarizador de toda a atividade;
f) forma espíritos capazes de sintetizar e de sistematizar, em lugar de transmitir conhecimentos desconexos.
 
     
 
     
  UM CONTEXTO
ESTIMULANTE PARA O
DESENVOLVIMENTO PLENO
DE CADA ALUNO
 
 
   
 
 
 
 
 
Uma instituição com 50 anos de história, com uma atividade pedagógica orientada por uma forte intencionalidade educativa e por um serviço altamente personalizado e com elevados níveis de articulação e comunicação com as famílias
 
 
253 959 000 info@alfacoop.pt Avenida Comendador Padre David, 4709-008 Ruílhe
   
 
 
Copyright © ALFACOOP, Todos os direitos reservados. design: coresaocubo